Monday, October 01, 2001

Resoluções de ano-novo
(mesmo que nós já estejamos mais para o final do ano)


Muitas pessoas começam o ano-novo fazendo promessas e tomando resoluções. Algumas conseguem cumpri-las, outras não. Porque para algumas pessoas a mudança é tão difícil? Segundo o psicanalista Júlio Nascimento, Freud já havia feito essa pergunta e descobriu o que ele chamou o benefício secundário da neurose. O psicanalista explica que isso seria algo que nos mantém atrelados ao nosso sofrimento que pode ser de natureza inconsciente. Ou seja, algo que incoscientemente achamos que nos trará benefícios, mesmo que os comportamentos não sejam como gostaríamos.
Ainda de acordo com o psicanalista, as simpatias de passagem de ano, como comer lentilha e guardar caroço de uva, são uma forma de simbolizar um desejo de mudança. Elas podem ter eficácia subjetiva, uma vez que representem uma mudança simbólica para aquele que a pratica. Mesmo assim, muitas pessoas têm dificuldade de cumprir promessas que fazem para si mesmos. "Isso porque a mudança externa de comportamento é só a parte visivel de um processo de mudança interna que é mais lento. Portanto o engano é pensar que havera a mudança sem esforço e implicação subjetiva", diz o psicanalista.
Júlio Nascimento também fala que o stress da atual sociedade é causado pela frustração de não conseguirmos acompanhar o ritmo alucinado das metrópoles. Este stress se manifesta sempre que temos que fazer frear o ritmo frenético de nossas vidas, como aguardar na fila do banco ou enfrentar um engarrafamento. Para o psicanalista o importante é aprender a lidar com as frustrações cotidiana.